quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O pianista


Égua eu nem acredito na sorte que tive ontem. A Internet de casa não tava pegando, esse modem da tim, como todos os serviços que a tim oferece é uma caca, então foi o jeito ir para a frente da tv. E eu tenho um jeito muito peculiar, de assistir tv, eu fico mudando de canal em canal, não é a toa que eu tenho uma televisão no meu quarto, só para mim, ninguém gosta de assistir tv comigo, na verdade eu assisto 4 programas ao mesmo tempo, porque nunca tenho paciência. Em uma dessas mudanças de canal, coloquei no canal " TV Aparecida" lá sempre passas coisas legais, tipo shows, documentarios, filmes e ontem não foi diferente, tava passando esse filme bom de doer, aliás, raramente a expressão "bom de doer" é usada com propriedade. Neste caso, vale dizer. O Pianista é um filme que dói.
Primeiramente, a trajectória real do pianista Wladyslaw Szpilman, se confunde com a do cineasta, Roman Polanski, que também teve sua mãe e irmã morta nessa guerra patética.
A interpretação de Adrien Brody, engrandece o filme, a transformação física, a barba, as olheiras e os quatorze quilos perdidos para a preparação do papel, o ator transmite com um simples olhar todo o sentimento de solidão do personagem. Cabe a ele boa parte da tarefa de provar, ao espectador, que o filme não é apenas um dentre as dezenas de obras a respeito do Holocausto. O filme sem duvida alguma, é uma obra-prima, merecedora da Palma de Ouro em Cannes, do BATFA, do César, do Goya de Melhor Filme Europeu - e de sete indicações ao Oscar. O filme, na minha concepção de telespectadora é perfeito, capaz de levar as lágrimas qualquer homenzarrão. A fotografia, embora triste é linda, perfeita. Para mim a cena mais bela e emblemática é aquela em que Szpilman, mantido isolado em um apartamento deserto, apenas simula tocar um piano, uma vez que qualquer barulho acabará com a sua "camuflagem". Meu pai entrou no meu quarto nessa e se deparou comigo me debulhando em lágrimas, meus olhos vermelhos e eu mal conseguindo respirar por conta da gripe, uma cena digamos cómica... Mas enfim é uma sorte, muito grande, passar um filme dessa categoria na TV, e ainda sem cortes. eu já havia assisto O pianista em dvd, mas confesso que esse tema: Holocausto, sempre mexe, muito comigo, eu não consigo entender como o mundo pode ter fechado os olhos, para essa vergonha mundial. Mas isso é assunto para outros postes....

Nenhum comentário:

Postar um comentário